quarta-feira, 27 de junho de 2018

PFsense DNS Resolver Host Overrides e Domain Overrides como configurar

Boa Noite!

Depois de muitas duvidas em como configurar  principalmente o Host Overrides finalmente consegui chegar a uma conclusão de como configurar corretamente. Comecemos com o mais simples Domain Overrides.

Cenário tenho um servidor Samba como controlador de Dominio e gostaria que ao realizar uma consulta dns em minha rede o pfsense responde-se de forma satisfatória as pesquisas então vamos assumir que meu dominio é SANTOS.TRANSPARENCY e a maquina na qual ele responde esta no meu ip de rede 192.168.1.5 então navego pelo menu Services > DNS Resolver rolo a pagina até embaixo e clico em +add e faço a seguinte configuração conforme a baixo.

Clique na Imagem para Ampliar

Salvo e em seguida aplico as mudanças. Verifico se vou conseguir realizar um ping no dominio e se vai apontar para o ip desejado.

Clique na Imagem para Ampliar
Observamos que no primeiro comando estou conseguindo "pingar" o dominio perfeitamente. No segundo é o nome registrado  da maquina dentro do meu DHCP, tambem respodendo perfeitamente.

Agora vamos para o Host Overridades

Cenario tenho um ubuntu server com GLPI e OCSINVENTORY, e eu desejo acessar o GLPI diretamente ao digitar no navegador http://glpi/ até ai bastaria eu dar o nome de glpi a esta maquina no serviço de dhcp e ativar a função no DNS Resolver de mapear os dns registrados no dhcp Server, mas sempre temos um mas, durante a instalação dos clientes do ocsinventory por padrão vem a url http://ocsinventory-ng/ocsinventory eu poderia mudar a url para http://192.168.1.4/ocsinventory, mas seria pouco pratico para mim então eu quero acessar ambos pelas url, vamos a configuração.

Mas antes lembra quando voce configurou o seu pfsense e colocou um dominio ? Não lembra ? tudo bem só ir no menu System > General setup e veja o que digitou em Domain essa informação é importante pois sera usada para realizar a substituição do host, no meu caso é santos.transparency.

A configuração a baixo mostra o seguinte:

Host: NOME DA MAQUINA NO MEU DHCP SERVER O QUAL FOI MAPEADO NO DNS

Domain: que no meu caso é santos.transparency, por isso é importante saber qual o dominio(FQND)

IP ADDRESS: IP da maquina que ira responder as pesquisas pelos Host names no meu caso 192.168.1.4

Em Additional Names for this host vou adicinar os dominios adicionais que quero que passem para essa maquina, como pode ser visto na imagem poderia haver muitos mais.

Clique na imagem para Ampliar
Em caso de duvidas deixe nos comentarios.

2 comentários:

  1. EU USO O PFSENSE PARA FAZER DNS SERVER (DNS RESOLVER) APENAS UMA PORTA LAN NO 192.168.30.2:8181 (PFSENSE)
    EM RULES LIBEREI GERAL
    192.168.30.1 GTWAY (MIKROTIK )

    ENTAOE POSSIVEL USAR HOST OVERRIDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SENDO QUE O DNS QUE ESTA NO CONCENTRADOR

      1. 192.168.30.2
      2. 8.8.8.8

      Excluir