sábado, 30 de maio de 2020

Jaspersoft Studio + Lombok Instalação


Devo dizer que foi uma tarefa bem chata de se fazer ainda mais que o lombok no ubuntu não conseguiu reconhecer nem o Eclipse comum quem dirá a versão modificada que é o Jasper Studio nossa maravilhosa IDE para criação de relatórios das Jaspersoft.

Problema: Não instala de forma automática.


Necessidade: devido estar usando lombok no projeto se faz necessário que a IDE de relatórios também seja capaz de compilar os beans gerando assim setters e getters usando as annotations do lombok.

Soluçao: Instalar manualmente. Após encontrar o diretório de instalação do seu Jaspersoft Studio dentro do sistema operacional no seu computador, que no meu caso estava no caminho "/opt/tibco/TIB_js-studiocomm_6.12.2"(Ubuntu 16.04).

Vamos seguir a complicada explicação descrita dentro do proprio jar clicando em Show me what this installer will do to my IDE installation.


Considerações nao teremos dentro da pasta de instalação do Jaspersoft Studio um arquivo chamado Eclipse.ini nas sim Jaspersoft Studio.ini, como pode ser visto a seguir:


Copie o arquivo jar do lombok para dentro deste diretório e caso não tenha permissão de escrever, como eu basta conceder essa permissão pelo terminal  :x.

Após o arquivo estar no diretório abra o arquivo .ini e adicione no final do arquivo o caminho para o jar  do lombok lembrando se seu jar tem de estar com o mesmo nome que você informar no arquivo de configuração caso contrário vai acontecer um erro e a IDE não deve abrir.


basta colar a seguinte instrução " -javaagent:lombok.jar  " - Sem as aspas por favor rs. O arquivo deve ficar como acima, e para ter certeza conseguiu instalar corretamente basta abrir a IDE  > Help > About TIBCO Jaspersoft Studio e como pode notar na imagem temos descrito a versão do lombok instalada descrita nesta janela.



Agora e so compilar seu projeto e Correr para o abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário